Projeto Pescar do Sheraton forma 14 jovens em Turismo e Hospitalidade
Jovens em vulnerabilidade social, de 16 a 19 anos, recebem certificados no curso Iniciação Profissional em Turismo e Hospitalidade, nesta quarta-feira, às 19h30min, no Salão Mercosul do Hotel. Foram nove meses de capacitação com aulas teóricas e práticas sobre as principais atividades de um hotel de bandeira internacional.
Em seis anos, a unidade do Projeto Pescar do Sheraton Porto Alegre já formou 55 jovens no curso Iniciação Profissional em Turismo e Hospitalidade, garantindo a colocação de pelo menos 75% deles no mercado de trabalho. A turma de 2011, formada por 14 estudantes de 16 a 19 anos em vulnerabilidade social, recebem seus certificados nesta quarta-feira, dia 21, após nove meses de treinamento com aulas praticas e teóricas nas dependências do Hotel. A cerimônia acontece às 19h30min, no Salão Mercosul. No turno da tarde, as meninas farão cabelo e maquiagem no Hotel em parceria com a Embelleze. Após a cerimônia, será servido um coquetel para os jovens e seus familiares.
O curso – de 800 horas – cinco vezes por semana, das 13h45min às 17h50min -possibilitou o contato direto com diferentes áreas de um hotel cinco estrelas, com aulas de Gastronomia, Inglês, Cidadania, Ética, Meio Ambiente, Ecologia, Comunicação e Tecnologias, além de matérias profissionalizantes importantes na indústria hoteleira, como noções de nutrição, segurança alimentar e funcionamento de uma cozinha profissional. Para que todos aproveitem melhor a experiência, os participantes são divididos em grupos e em cada setor há um profissional responsável por orientar as atividades dos aprendizes. Os alunos também receberam vale-transporte, alimentação no local, uniforme e material didático. A previsão é que a próxima turma se inicie em março de 2012.
“Este projeto é uma grande contribuição social, pois transforma a vida das pessoas. Alguns deles trabalham conosco até hoje e são profissionais excelentes, com perspectivas”, diz Daniela Lontra, gerente de Recursos Humanos do Sheraton. Segundo Daniela, o aproveitamento depende de vagas disponíveis e do desempenho do aluno. “Procuramos encaminhar a parceiros, fornecedores ou outros empreendimentos da cidade”, conclui. Há cinco anos, Ana Paula Guedes, educadora social do Hotel, atua junto aos jovens, orientando e acompanhando todas as etapas do Projeto. “Além de aprender uma profissão, estes jovens aprendem a serem pessoas melhores, o que dá sentido ao nosso trabalho”,avalia.
Lucas: do futebol para o turismo
Lucas Mateus Schneider, 18 anos, formando do Projeto Pescar do Sheraton Porto Alegre Hotel descansou as chuteiras ao saber pelo jornal do curso de Turismo e Hospitalidade oferecido pelo Projeto. Animado, Lucas ingressou no curso pela curiosidade de conhecer o principal hotel da cidade e acabou encontrando uma oportunidade para mudar o rumo da sua vida.
Enquanto aguarda a formatura do Projeto, Lucas Mateus Schneider começa a projetar como será a vida de agora em diante. O jovem revela que entrará o novo ano em busca de uma oportunidade de trabalho na área de Turismo e Marketing. “Quero aproveitar esta experiência e este aprendizado para trabalhar na área do Turismo com foco em Marketing. Fiz o ENEM e estou aguardando o retorno do processo para ver se consigo uma bolsa para estudar Marketing e poder atuar nessa área dentro de um hotel”. Morador do bairro São Geraldo, zona Norte de Porto Alegre, Lucas recebeu o incentivo dos pais artesãos, que fabricam acessórios em couro vendidos na Praça da Alfândega e no Brick da Redenção em Porto Alegre.
Tags: projeto pescar do sheraton forma 14 jovens em turismo e hospitalidade