
A Secretaria Municipal de Turismo reúne nesta terça-feira, 7, às 9h, em um café da manhã, jornalistas e parceiros do projeto de monitoramento da atividade turística na Capital (Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (SindPoa), Infraero, Secretaria Municipal da Fazenda, Porto Alegre Convention & Visitores Bureau e concessionária Veppo) para lançar a nova edição do BEMTUR – Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre. Em dois cadernos separados, o boletim traz os dados de desempenho do setor no 3º quadrimestre de 2012 e os resultados consolidados do ano.
Os dados do BEMTUR se referem à ocupação na hotelaria, à influência dos eventos na demanda por leitos na cidade, ao fluxo de passageiros e de voos no Aeroporto Internacional Salgado Filho nas áreas internacional e doméstica, a movimentação na Estação Rodoviária da Capital, o fluxo no city tour Linha Turismo e nos Centros de Informação Turística da cidade durante os 12 meses de 2012.
Destaques - Entre os destaques das duas publicações está o recorde de passageiros no setor internacional do Aeroporto Salgado Filho, que chegou a 654.848 embarques e desembarques, o maior fluxo desde 2003. A alta ocorreu mesmo com a redução de 10,11% no número de voos internacionais, em relação a 2011, sinalizando que as empresas aéreas operaram com maior número de passageiros por aeronave. No segmento da hotelaria, mais uma vez shows internacionais, eventos esportivos, feiras e congressos científicos impulsionaram a ocupação de leitos na cidade. Frente à taxa média de ocupação do ano, de 58,76%, a dos períodos de eventos foi de 61,94%. No city tour Linha Turismo os números foram expressivos. O ano de 2012 foi o de maior fluxo, com um público de 77.039 pessoas. O número representa um aumento de 56% no fluxo absoluto de passageiros, em relação a 2011, possível com a incorporação de dois novos ônibus à frota e ampliação da oferta de roteiros em 144%.