Profissão: Turismólogo
Profissão: Turismólogo
Todo mundo sabe que escolher uma profissão nem sempre é fácil, ainda mais com tantas opções. Ainda hoje as pessoas me perguntam por que eu escolhi fazer turismo. No começo, confesso, foi até mesmo por que tinha de escolher algum curso. Mas hoje vejo que encontrei minha vocação.
Nasci em Barra do Garças-MT, cidade pequena, quente, de muitos agitos e hoje com um potencial turístico incrível. De uma certa forma, minha vida sempre esteve ligada ao turismo. Meu pai administra um hotel há 25 anos. Ou seja, praticamente nasci dentro de um hotel. Meu irmão mais velho também é formado em turismo e eu decidi ir pelo mesmo caminho.
Foi então que me mudei para Dourados-MS, onde passei no vestibular e encarei uma nova fase da minha vida. Confesso, a distância da família não foi fácil, mas adaptei-me muito rápido. Talvez o que tenha ajudado nessa adaptação foi o fato de eu gostar do curso. A grade curricular dos cursos de turismo em geral é bastante interdisciplinar, ou seja, o aluno tem uma visão ampla de várias matérias, desde português, língua estrangeira, meio ambiente, administração, além das específicas, como hotelaria e agências de viagem.
Trabalhar com o turismo é mexer com o imaginário das pessoas, é criar nelas expectativas e, acima de tudo, superá-las através de um serviço de qualidade. E não é só divertimento e viagens, como muitos pensam. É abrir mão de finais de semana, enquanto seus amigos se divertem.
Mas até hoje, mesmo com o avanço do turismo no Brasil, pouco se fala desse profissional. Talvez seja porque trabalhamos nos bastidores, pois na minha opinião, por trás dos números do turismo, estão aquelas pessoas que fazem o turismo acontecer. E nesse caso, não vou falar somente dos turismólogos, mas também daquelas pessoas que trabalham com o turismo e que não tem uma formação específica, mas que nem por isso deixam de ser competentes. Pois o fato da nossa profissão não ser regulamentada, permite que qualquer pessoa possa trabalhar na aérea. E esse espaço é justamente pra isso. Para que nós, profissionais do turismo, possamos compartilhar nossas idéias.
De todas as áreas do turismo, a hotelaria sempre foi a que mais me chamou a atenção. Acho que deve estar no sangue mesmo. Formei-me ano passado e atualmente moro em Goiânia, onde trabalho em um hotel, na área da recepção. Posso dizer que faço o que gosto e estou satisfeita. Não sei o que o futuro reserva pra mim. Só sei que quero alçar vôos mais altos. O segredo é não parar!
Tags: profissionais do turismo blog universidade mtur
blog comments powered by Disqus