English French German Spain Italian Dutch
Russian Portuguese Japanese Arabic Chinese Simplified
<

    

O ciúme

Postado por Kadu Moliterno em domingo, novembro 20, 2011

                

Existe muitas maneiras de demonstrar o amor,  que na verdade muita gente ainda não sabe ao certo o que essa palavra significa. Amar a vida, a natureza, o trabalho,  um amigo, um filho, uma mulher. Nós não precisamos ter ciúmes da natureza, mas muitas vezes sentimos ciúmes de uma mulher, de um filho e até de um carro.

O ciúme definitivamente não é a melhor forma de demonstrar que se gosta de alguém, ele  incomoda e afasta do bem amado.

Existem pessoas que sentem ciúmes de uma onda bem surfada, de um momento de êxtase que alguém esta vivendo – na verdade inveja e ciúme são dois sentimentos muito parecidos. São sentimentos que não trazem nenhum benefício para o ser humano, pelo contrario eles são destruidores, mesquinhos e pequenos.

Engraçado que o surf e um esporte que pode nos  ensinar muitas coisas, que aparentemente não tem muito haver com uma prancha na onda – como a descoberta de seus limites, o respeito pela natureza, a força do mar,  a humildade de reconhecer uma derrota, e a sabedoria de não se achar melhor que ninguém na vitória.

É muito gratificante quando ouvimos um elogio sincero: ¨ Você esta pegando muito bem, ví a sua ultima onda¨,   isso só nos enche de orgulho, e nos faz ficar ainda mais confiantes e nos faz treinar mais forte.

A gentileza gera gentileza. Quando somos elogiados, sentimos  uma vontade muito grande de elogiar também, de retribuir , de agradecer pelo reconhecimento, e pela sensibilidade.

O surf me ensinou muito nesses 35 anos que pratico esse esporte. Nenhum dia é igual ao outro, como nenhuma onda também, todos os dias temos que superar medos, arriscar, enfrentar, persistir, lutar, e nunca desistir. Só com muita determinação e esforço que se chega ao êxtase de um tubo, ou mesmo de uma boa manobra. Todos os dias os desafios se sucedem e temos que enfrentá-los e procurar vencê-los.

Quando sentimos inveja de um surfista pegando uma boa onda num dia lindo de sol, não imaginamos o esforço e a determinação que aquele cara teve pra estar sendo recompensado por aquele momento.

Agora, qual surfista de alma que nunca sentiu uma certa inveja de um campeão como Kelly Slater? Onze vezes campeão mundial! Surfando as melhores e mais perfeitas ondas do planeta. Na verdade não deve ser por puro acaso que esse atleta chegou aonde chegou – com certeza ele teve muita determinação, venceu medos,  enfrentou as mais difíceis situações de perigo pra adquirir essa confiança  e desenvolver seu  talento, além é claro de sua estrela que esteve presente desde que surfou sua primeira onda.

Todos nos temos a nossa estrêla, umas brilham mais que outras, mas com certeza o trabalho, o treino, a determinação, e até o sofrimento fazem umas brilharem mais que as outras.

Antes de sentirmos ciúme ou inveja de alguém, devemos refletir, imaginar os obstáculos que aquela pessoa passou pra chegar lá.

 

Boas ondas! Sempre!

Kadu Slater


Tags: o ciúme 

Kadu Moliterno

Ator,Surfista
Rio De Janeiro
Ator,Surfista

Categorias