"In Memoriam " do luxo , a última matéria de José Eduardo Guinle
JOSÉ EDUARDO GUINLE, brasileiro, carioca.
38 anos de experiência em hotelaria, eventos e turismo.
Aos 17 anos, começou como estagiário no Copacabana Palace, passando por todos os setores e seções do Hotel, realizando todos os trabalhos inerentes a cada uma das funções. Teve na ocasião a oportunidade de vivenciar estágio com os mais destacados profissionais da Hotelaria.
Após um ano de estágio, foi Assessor da Diretoria, aprendendo e convivendo com os procedimentos administrativos da Cia. Hotéis Palace, ao mesmo tempo em que cursava a Faculdade de Economia da PUC-RJ.
Continuou como Assessor até findar o curso, quando vai para a Espanha para o Curso de Hotelaria da Escuela de Turismo e Hosteleria de Baleares, estagiando e trabalhando em hotéis 5 estrelas gran lujo, como o Castillo Son Vida e Valparaíso, de Palma de Mallorca.
Sua monografia de encerramento do Curso Hotelaria de Luxo foi considerada uma das três melhores.
Em seguida, fez o curso executivo de Administração Hoteleira, da Cornell School of Hotel Administration.
Ao reiniciar as atividades, no Copacabana Palace, assumiu a Diretoria de Marketing do Hotel, sendo responsável por toda a reestruturação da imagem do empreendimento e sua política de Relações Públicas e vendas, lidando com o Trade Turístico, Empresas, clientes VIPs e Corporativos, transferindo conceitos e práticas obtidas nos Cursos e trabalhos nos Hotéis mencionados.
Após cinco anos, assumiu a Diretoria Geral do Hotel Copacabana Palace, promovendo a maior reestruturação administrativa e serviços, desde a fundação do Hotel, comandando uma equipe de 550 funcionários. Na oportunidade, pode usar sua experiência para enfrentar a concorrência que se instalava no Rio de Janeiro, valorizando os espaços de eventos, como fonte alternativa de receita para o Hotel.
Realizou nessa época o turnaround do Hotel, com sucesso reconhecido pelo mercado e através do Premio Top de Marketing da ADVB-BRASIL e outros de Revistas especializadas do setor.
Permaneceu na Direção Geral do hotel até a sua venda, em Setembro de 1989. Foi o responsável pela negociação e venda, em conjunto com seu irmão, Luiz Eduardo Guinle, tendo participado de todo o processo de due dilligence, com o Grupo Orient Express.
A partir de então, ocupou cargo de Direção Geral, no empreendimento Marina Porto Búzios, com seus dois hotéis, sendo o responsável também pelo turnaround e upscale do nível de serviços e receitas dos mesmos.
Durante esse período foi fundador do Rio Convention Bureau e, como Presidente Executivo, pode empregar seus conhecimentos de marketing , então valorizados pela pós-graduação nesta disciplina.
Por duas vezes foi Secretário de Turismo e Presidente da Riotur, comandando uma equipe de 350 funcionários, sendo responsável pela aplicação do orçamento da empresa, reestruturação da equipe, bem como o aprimoramento da qualidade do serviço prestado, em todos os seus níveis. Teve sua gestão reconhecida como uma das duas melhores, desde a fundação da empresa.
Esteve em Itu e Campinas durante quatro anos com sua empresa de Eventos Corporativos, atuando em diversos eventos, inclusive no Hotel Royal Palm Plaza. Com isso, desenvolveu uma de suas habilidades que é o networking, ao assumir, em 2007, a Presidência do Lide Rio, a convite de João Dória Jr.
No Projeto do Hotel Saint Andrews, a partir de2009, em Gramado-RS, atua em todas as fases de implantação, incluindo os procedimentos administrativos e operacionais. Foi responsável pela seleção, contratação e programas de treinamento da equipe, promovendo cursos e palestras para o futuro time. Nessa ocasião, foram implantados todos os sistemas, dentro das mais modernas e atuais práticas do mercado. Realizou todo o Business Plan do Hotel.
Foi o responsável também pela elaboração, em conjunto com a Agência de Propaganda e de Relações Públicas, do Conceito Exclusive House do Hotel, que o levou, em menos de 9 meses de funcionamento, a receber o Premio de Melhor Hotel de Luxo do Brasil, pelo Guia Quatro Rodas. Também foi o primeiro Hotel do Brasil a receber a chancela de Relais&Chateaux, com menos de dois anos de operação.
O Saint Andrews passou a ser o Hotel com maior diária média praticada no Brasil, mesclando qualidade de serviço, com alta tecnologia.
Após esse período, voltou a assumir sua empresa de Consultoria com foco na Hotelaria de Luxo, assumindo vários projetos nos últimos três anos, todos voltados para a operação de hotéis em todas as fases em com o foco preferencial no uspcale desses empreendimentos – avaliando projetos e formulando business plans para empreendimentos no Rio de Janeiro e São Paulo para diversos clientes hoteleiros, seja para a operação ou para a viabilização da venda do empreendimento.
No 2° semestre de 2015, realizou Consultoria para o Resort Costa do Sauípe-BA, com o objetivo de avaliar a viabilidade de um upscale para umas das unidades do Resort, o Sauípe Premium. Utilizou, nesse caso, um método de Diagnóstico Expresso baseado na metodologia PDCA.
De agosto de 2015 a setembro de 2016, prestou Consultoria em Trancoso-BA, para a Pousada Tutabel, recém-inaugurada, e que está sendo preparada para ser a melhor da Região.
Membro do Conselho de Administração da Latin Hotels Super 8, em Caxias do Sul-RS.
Teve o DNA hoteleiro e sólidos conhecimentos e experiência, seja na Administração ou Operação Hoteleira, ou na organização e realização de eventos de todos os portes.
Conhecimentos técnicos e práticos em Administração, em razão da vivência em empresas e associações que presidiu.
Tinha Treinamento e Qualidade, tendo excelente relacionamento com as equipes que comandou.
Deu muita ênfase à busca pela eficiência e receitas alternativas que incrementaram o EBITDA de cada Hotel que geriu com êxito.
Tinha mobilidade e disponibilidade.
Tags: "in memoriam " do luxo a última matéria de josé eduardo guinle