English French German Spain Italian Dutch Russian Portuguese Japanese Arabic Chinese Simplified

Vinu Corsu

Postado por Mundo dos vinhos em quarta, agosto 10, 2011

Vinu Corsu

Há exatamente dois anos atrás estive em férias na Córsega, uma linda ilha francesa que se localiza a oeste da Itália, ao norte da ilha Sardegna e a sudeste da França. Tive duas semanas de muito sol e muita praia, mas principalmente, ótimos vinhos e gastronomia. Meu roteiro pela Île de Beauté, como é conhecida, partia da cidade de Bastia, seguindo pela costa para literalmente contornar toda ilha, até o retorno para o meu ponto de partida. Além de conhecer diversos lugares e admirar suas paisagens belíssimas, também pude “descobrir” o vinho corso e suas especialidades gastronômicas.

A história vitícola da ilha pode ser atribuída ao estabelecimento em 570 a.C. de comerciantes que

vieram da antiga cidade de Phocaea (atualmente chamada Foça, na Turquia), para região onde hoje está localizada a cidade corsa de Aleria. O tempo passou, vieram os Romanos e em 35 a.C., Virgilio já mencionava as boas qualidades do vinho de Balagne (região noroeste da ilha, entre Calvi e Île-Rousse), de cor rubi a sabor agradável. Mesmo durante séculos de invasões e tumultos que se seguiram após a queda do Império Romano, as videiras sobreviveram, aguardando o retorno da paz e também dos enólogos.

No século XVIII, a ilha passou ao controle da França. Anos se passaram e após a Argélia tornar-se independente da França, muitos argelinos pieds noirs imigraram para lá, onde trabalharam no cultivo de vinhas. Entre 1960 e 1976, a área cultivada quase quadruplicou seu tamanho e em 1968, Patrimonio foi reconhecida como a primeira AOC (Appellation d’Origine Côntrolée) da Córsega. Atualmente existem

nove regiões AOC sendo 2 denominações principais, AOC Patrimonio e AOC Ajaccio, 5 denominações locais denominadas AOC Corse Calvi, AOC Corse Sartène, AOC Corse Figari, AOC Corse Porto-Vecchio e AOC Corse Coteaux du Cap Corse, uma denominação regional denominada Vins de Corse e uma denominação para vinho doce natural (Vins Doux Naturels), a Muscat du Cap Corse. As três principais castas produzidas são Nielluccio, Sciacarello e Vermentinu. Também encontramos as variedades Barbarossa, Aleatico e Bianco Gentile.

Assim como os italianos tiveram muita influência nas tradições vitivinícolas e na origem das principais casta produzidas na ilha, eles também exerceram grande influencia na gastronomia corsa. Das montanhas, passando por vales e planícies até o mar, muitos ingredientes desempenham um papel importante na gastronomia corsa. O cignale (javali) é muito popular na ilha, bem como os frutos do mar e peixes de rio, como a truta. Suas delicatessen como figatellu, coppa, prizuttu (presunto) e lonzu são produzidos com carne de porco corsa (Porcu nustrale). Queijos como o Brocciu, Merzu Casgiu e Veghu Casgiu, são produzidos a partir do leite de cabra ou ovelha. As castanhas são o principal ingrediente na produção da pulenta. E não dá para esquecer o excelente mel de castanha. Até que lembra a Itália, não é mesmo? Bons vinhos, boa comida e uma ilha paradisíaca. Espero poder voltar à Córsega em muito breve para continuar conhecendo cada vez mais sobre seus vinhos e sua gastronomia. Então para encerrar, proponho dois ótimos vinhos rosé que degustei durante a minha breve passagem por lá. Santé e até a próxima viagem por esse mundo fantástico cheio de prosa e muitos vinhos!

Clos San Quilico Rosé AOC Patrimônio Produzido com as variedades Niellucciu e Grenache, este vinho possui suaves aromas de frutas vermelhas e apresenta uma boa acidez, que lhe confere frescor e alegria. Deve ser apreciado entre 8 e10°C e combina perfeitamente com frutos do mar, peixes e saladas. Domaine de Pratavone Tradition Rosé AOC Ajaccio Este vinho apresenta elegantes notas de rosa e banana. Na boca é fresco, aromático e bem equilibrado. Um vinho de estilo que combina muito bem com sopas de peixes e bouillabaisse picante (cozido de peixes sortidos, vegetais e ervas aromáticas). Servi-lo

entre 8 e 10°C.

Por Sommelier José Pinheiro


Tags: vinu corsu 

Mundo dos Vinhos


Tudo sobre vinhos.

Categorias