Fluxo de passageiros em voos internacionais cresce 73% no Salgado filho
O fluxo de passageiros no setor de embarque e desembarque internacional do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, cresceu 73% de janeiro a abril deste ano, em relação ao mesmo período de 2011. Enquanto isso, o número de voos aumentou 26%, o que sinaliza uma taxa maior de ocupação dos assentos ofertados pelas companhias aéreas”. No setor doméstico, o número de passageiros foi 7% superior na mesma comparação. O dado é um dos destaques da segunda edição do BEMTUR – Boletim Estatístico Municipal do Turismo em Porto Alegre, divulgado hoje, 3, pela Secretaria de Turismo da Capital gaúcha (SMTUR) em encontro que reuniu representantes do trade e a imprensa.
O documento acrescenta que o fluxo no setor internacional do Salgado Filho mantém trajetória ascendente desde a metade do ano passado com o incremento de novas rotas internacionais ligando Porto Alegre a países da Europa e das Américas e apesar da suspensão, nos primeiros meses de 2012, da ligação direta com Santiago do Chile, e a menor frequência de voos para Rosário (Argentina), de sete para três voos semanais.
Mais indicadores – A arrecadação de tributos municipais pelo setor cresceu 7,93% na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, não descontada a inflação, para R$ 5.721.753,18, dois terços dos quais por conta da hotelaria. O documento destaca que as atividades do Turismo consideradas na arrecadação são as que pagam tributos municipais (hotelaria, agências de viagem e organizadores de eventos), não sendo computados os impactos fiscais e econômicos do Turismo em áreas como restaurantes e bares, comércio em geral e outros serviços que não recolhem tributos diretos ao município ou nos quais o público local também tem alta influência.
A taxa média de ocupação de leitos na hotelaria da capital gaúcha foi de 53,95% no quadrimestre, ou 0,88 pontos percentuais abaixo do registrado nos quatro primeiros meses de 2011, resultado também influenciado pelo aumento de 0,93% na oferta de apartamentos na hotelaria no intervalo entre os dois quadrimestres. Eram 7.625 unidades em 2011 e 7.696 no primeiro quadrimestre de 2012. Eventos de porte garantiram ao mês de março uma taxa média de ocupação hoteleira de 62,78%. Foi a mais elevada do quadrimestre, representando um aumento relativo superior a 10% na comparação com o mesmo mês do ano passado.
O número de atendimentos nos cinco Centros de Informação Turística (CIT) da SMTUR também cresceu no período, na ordem de 28% entre visitantes brasileiros e de outros países. Janeiro, mês do Fórum Social Mundial Temático, foi o período de maior fluxo. O público estrangeiro, de 2.645 visitantes, aumentou 23%, com a predominância de turistas argentinos e uruguaios (60%). A Alemanha se manteve como o terceiro país de procedência informado pelos estrangeiros. Portugal, que ocupava a 8ª posição em 2011, passou a ser o 6º país de origem, uma alta de 140% em número de visitantes na comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado.
Gestão e maturidade - “O monitoramento no Turismo é uma necessidade mundial e no Brasil, além de São Paulo, Porto Alegre é uma das raras capitais que está enfrentando esse desafio de organizar um sistema de indicadores” , ressaltou o secretário de Turismo de Porto Alegre, Raul Mendes da Rocha, no início da apresentação dos resultados do quadrimestre. Para ele, essa base de dados acrescida de análises é fundamental para uma gestão moderna do setor pelas áreas pública e privada “e para sensibilizar a sociedade sobre os efeitos impactantes do Turismo no desenvolvimento de uma cidade”. Além de destacar a periodicidade do informativo (três edições no ano) que oferece uma base de dados sempre atualizada, Mendes da Rocha disse que o objetivo é compartilhar essa ferramenta de planejamento e pesquisa com outros setores econômicos e com a academia visando a sua ampliação. “A iniciativa de produzir este boletim demonstra o nível de maturidade e profissionalismo alcançado pelo Turismo de Porto Alegre e comprova que a atividade turística é um fato econômico”, afirmou o diretor da ABIH-RS, Abdon Baretto Filho.
O BEMTUR é produzido a cada quadrimestre do ano pela SMTUR a partir de informações fornecidas pela Secretaria Municipal da Fazenda, o Porto Alegre Convention & Visitors Bureau, o Sindicato da Hotelaria e Gastronomia (SindPoa), a Infraero, a empresa Veppo, concessionária da Estação Rodoviária, dos Centros de Informação Turística e do city tour Linha Turismo quanto ao fluxo de passageiros. A primeira edição, com dados consolidados de 2011, foi lançada em março deste ano.
Tags: fluxo de passageiros em voos internacionais cresce 73% no salgado filho