Belezas do Recife na mira da lente de embaixadora do turismo
Recife é cheio de histórias e encantos. E a estudante Tamires do Nascimento, da Escola Técnica Estadual Cícero Dias, promete capturar os melhores ângulos dessa beleza. Selecionada pelo projeto Embaixador do Turismo como a representante da capital pernambucana, Tamires já começou a registrar imagens da cidade onde estuda. Com a câmera na mão, a jovem de 16 anos saiu às ruas para captar cenas de atrativos turísticos do Recife.
Um dos cenários flagrados pela lente dela foi o Parque Dona Lindu, espaço dedicado a grandes shows, apresentação de peças de teatro, exposições e convívio da comunidade, localizado na beira-mar, em Boa Viagem. A aluna também visitou o Bairro do Recife, onde filmou o Marco Zero (ponto inicial da cidade) e a Rua do Bom Jesus, com seus belos e seculares casarões.
A Praça da República, em frente à sede do governo do estado, foi outra área capturada por Tamires. Como não poderia deixar de ser, as pontes recifenses também entraram na seleção da estudante. O Rio Capibaribe, com os sobrados da Rua Aurora ao fundo, inspirou a jovem a compor seu roteiro, que promete desvendar as muitas belezas do velho e novo Recife.
Saiba mais
O projeto Embaixador do Turismo é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, Empetur e Fundação Assis Chateaubriand, com apoio da Secretaria de Educação. A iniciativa é o braço pedagógico do projeto Revelando Pernambuco e se destina a alunos de 2º ano do ensino médio de escolas públicas estaduais de 25 municípios pernambucanos: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Belém do São Francisco, Caruaru, Fernando de Noronha, Itamaracá, Ipojuca, Garanhuns, Gravatá, Nazaré da Mata, Olinda, Paulista, Petrolândia, Petrolina, Recife, Salgadinho, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande, São José do Egito, Serra Talhada, Taquaritinga do Norte e Triunfo.
Realizado de 11 a 15 de junho, o concurso de produção textual do projeto contou com cerca de 4,7 mil estudantes inscritos. Clique aqui e confira os nomes dos 25 selecionados. Os alunos foram premiados em 11 de julho com uma câmera fotográfica e terão que filmar atrativos turísticos de seus municípios, a fim de despertar o interesse de visitantes.
Os vídeos devem ter duração total de, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 minutos. O regulamento e outros materiais de apoio podem ser encontrados na área restrita do site do projeto,www.embaixadordoturismo.com.br, com acesso exclusivo para os alunos selecionados. O prazo para entrega das imagens é 27 de julho. A edição do material enviado será feita por uma equipe técnica. Ao final dessa temporada de trabalho, os filmes serão exibidos em um evento previsto para os dias 24 e 25 de agosto, quando os jovens serão reconhecidos como embaixadores do turismo. Durante o encontro, os vencedores participarão de oficina sobre aspectos importantes para o desenvolvimento turístico do estado. E ainda farão um passeio turístico pelos principais pontos de Recife e Olinda.
Tags: belezas do recife na mira da lente de embaixadora do turismo