Seminário internacional aborda a escravidão no Brasil

Postado por Notícias JTOL II em terça, agosto 21, 2012

Secretários do Ministério do Turismo, que desenvolve projetos sobre turismo étnico, participam da abertura do evento

Brasília (DF) – Foi aberto ontem (20) em Brasília o Seminário Internacional “Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão de sítios históricos ligados ao tráfico negreiro e à escravidão”. O evento, parceria entre a Fundação Cultural Palmares e Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), conta com apoio dos Ministérios do Turismo, Cultura, Educação, e Relações Exteriores.

O seminário é baseado no projeto da Unesco “A Rota do Escravo”, que implementou um programa sobre o tráfico negreiro que marcou as relações entre a África, Europa e as Américas. Um dos principais objetivos da iniciativa, de acordo com a Fundação Palmares, é a elaboração de um guia conceitual e metodológico para auxiliar o desenvolvimento do turismo de memória em torno dos sítios, lugares, monumentos e museus ligados ao tema.

“Uma das vertentes do segmento de turismo cultural, trabalhado pelo MTur, é o turismo étnico. A parceria com a Fundação Palmares nos permite avançar em projetos que estimulem a criação de roteiros para turistas interessados em conhecer e vivenciar esse momento da cultura nacional”, diz o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Paulo André. Ele e o secretário executivo, Valdir Simão, representaram o MTur na abertura do evento, que prossegue até o dia 23.


Tags: seminário internacional aborda a escravidão no brasil 

Tags

Categorias