English French German Spain Italian

 DutchRussian Japanese Arabic Chinese Simplified  
   

By Jornal do Turismo On Line

MTur debate projetos da pasta na Câmara dos Deputados

Postado por Notícias JTOL em quarta, abril 11, 2012

Ministro participa de audiência pública e fala sobre ações futuras

Brasília (DF) - O ministro do Turismo, Gastão Vieira, fez nesta terça (10), na Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, uma exposição sobre os principais projetos e planos do Ministério do Turismo para os próximos anos. Os objetos da apresentação foram o Plano Nacional de Turismo (PNT), o projeto de qualificação para a Copa (Pronatec), o sistema de monitoramento de obras e a portaria que altera critérios de repasse de recursos para estados e municípios.

O ministro detalhou cada um dos temas e disse que o Plano Nacional do Turismo, em fase final de avaliação na Casa Civil, será lançado brevemente. Ao comentar um dos focos do PNT, ele disse que “o objetivo é posicionar o Brasil, junto com a China e os Estados Unidos, entre as três maiores economias turísticas do mundo até 2022”. Para alcançar essa posição no cenário mundial e atingir as metas previstas no PNT, o ministro afirmou que o país deve buscar novas fontes turísticas. E citou como exemplo a Índia, Rússia e África do Sul.

Ele recebeu cumprimentos pelo empenho na inclusão da hotelaria no Plano Brasil Maior, com medidas para aumentar a competitividade do produto nacional. “É um passo muito importante, já que a desoneração para os hotéis representa uma economia anual. E vamos trabalhar para incorporar outros setores do turismo”, disse o ministro.

Gastão Vieira afirmou também, durante a audiência de mais de três horas, que está nos planos do Ministério ampliar as ações de qualificação. O Pronatec Copa, por exemplo, em parceria com o Ministério da Educação para atender profissionais e formar mão de obra para os megaeventos abrirá 80 mil vagas por ano até a Copa de 2014.

Outro tema da exposição do ministro foi o sistema de monitoramento de obras desenvolvido no MTur. A ferramenta de gestão vai permitir o acompanhamento online de todas as obras realizadas pelo MTur, por meio de convênios e contratos de repasse firmados com estados e municípios. Vieira falou ainda da Portaria nº 112, que define as novas regras e critérios de transferência de verbas para apoio aos programas e ações do MTur.

Estiveram presentes na audiência, presidida pelo titular da CTD, deputado José Rocha, membros da comissão e autoridades como a secretária nacional de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita; e o secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota.


Tags: mtur debate projetos da pasta na câmara dos deputados 

Notícias JTOL

Jornal do Turismo On Line
Jornal do Turismo  On Line

Categorias