Sessenta placas sinalizam atrativos turísticos no Centro Histórico
Motoristas que circulam no Centro Histórico de Porto Alegre, no circuito formado pela Usina do Gasômetro, Mercado Público, Cais do Porto, Praça da Matriz, Praça da Alfândega e Santa Casa, contam, a partir de , 4, com 60 placas aéreas que facilitam seu deslocamento em direção a um conjunto de atrativos turísticos da região. Nesta manhã, a última placa de orientação foi instalada no Largo João Amorim de Albuquerque, próximo ao Palácio da Justiça e da Praça da Matriz.
Para suprir essa carência histórica da cidade, a Secretaria Municipal do Turismo (SMTUR) investiu R$ 384.682,77. Os recursos foram captados junto ao Ministério do Turismo e incluem a contrapartida de 8% do município.
A sinalização orienta os motoristas a partir das avenidas Castelo Branco e Farrapos, principais entradas da cidade, seguindo também pela avenida Mauá, rua da Conceição e avenida Loureiro da Silva. O conjunto de placas começou a ser instalado em 24 de janeiro, na avenida Borges de Medeiros, ao lado do Mercado Público. Entre os pontos turísticos sinalizados estão Catedral Metropolitana, o Cais do Porto, Paço Municipal e a Fonte Talavera, Ponte de Pedra, Mercado Público, as praças da Alfândega e da Matriz, além do Hospital de Pronto Socorro.
Nos locais considerados de grande atratividade ou de intenso fluxo de pessoas as placas trazem as indicações em dois idiomas (português/inglês). É o caso do Aeroporto Internacional Salgado Filho, Estação Rodoviária, postos de Informação Turística e o próprio núcleo Centro Histórico.
“A prefeitura está numa fase de implantação de projetos importantes para a Copa 2014, mas que a cidade, desde já, passa a usufruir”, avaliou o presidente da EPTC, Vanderlei Capellari, que acompanhou o final da sinalização junto com o secretário municipal de Turismo, Luiz Fernando Moraes. SMTUR e EPTC trabalharam juntas no projeto.
Novos projetos - “Concluímos um de uma série de projetos de sinalização turística previstos, necessidade que é elementar para um destino turístico mas que Porto Alegre ainda não tinha”, completou Moraes. De acordo com o secretário, em breve deverão ser licitadas empresas para implantar 141 placas de sinalização turística para pedestres no Centro Histórico e oito pórticos de boas-vindas nas principais entradas da cidade. Além desses novos projetos, a SMTUR já iniciou os estudos para levar sinalização turística aos bairros Moinhos de Vento, Bom Fim, Cidade Baixa e Ipanema, além da orla do Guaíba, e criar rotas de acessibilidade no entorno dos principais atrativos turístico da cidade e nas áreas externa e interna do Mercado Público. O objetivo é sinalizar e facilitar o acesso a esses locais para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Tags: sessenta placas sinalizam atrativos turísticos no centro histórico