Casa x Lar
A casa e o lar possuem diferenças gritantes, gigantes, intrigantes. Todo mundo teve ou tem o desejo de ter uma casa, a própria. Ser dono de direito do bem que sempre sonhou e desejou. Muitas pessoas trabalham a vida inteira para conseguir justamente este objetivo.
No entanto, a maioria das pessoas colocam o foco em comprar tijolos, escolher projetos possíveis, por vezes, mirabolantes. Pensam nas aberturas, nas cartelas de cores, na mobília, nos adornos e até no tema para quartos e ambientes em especial. Conversam com os profissionais da área, ouvem sugestões, traçam a lista de pedidos. Imaginam fachadas, metros qudrados e acabamentos. São paredes, concreto, lindas construções, mas só será um lar de fato quando for preenchida de emoção.
O lar é a energia, cheia de significados, sentidos, carregada de vida que dispomos em uma casa. É o acochego afetivo, é a razão que nos move.
Em um lar os conflitos são colocados e resolvidos. A angústia e o medo são acalmados, a dor e ansiedade encontram conforto. É o lugar onde as pessoas se conectam de verdade, onde a comida vira alimento com sabor peculiar. Onde o sofá da sala nos pega no colo, a cama nutre bons sonhos, onde a cozinha cheira a bolo em dia de chuva. O banheiro tem tempo ilimitado, as roupas em uso tem odor de amaciante.
No lar, a mente planeja os sonhos, traça metas, conta níqueis para a próxima viagem, arruma as malas para voltar novamente de onde saíram. O lar abraça! Trás emoções e lembranças de uma vida na tentativa de ser melhor hoje. É também o lugar de chegadas e despedidas. É para onde o bebê vem, é de onde quem já não soma mais, ou cansou de padecer, sai.
A casa, é a aquisição do bem! O lar é onde aprendemos o bem, onde está nosso bem maior! A casa é o espaço material, o lar é o espaço psíquico!
Então, podemos viver sem uma casa própria, podemos alugar a casa de alguém, Mas não podemos viver no espaço mental do outro, este precisa ser próprio, este precisa ser adquirido. Convido todos, a pensarem e organizarem suas casas como verdadeiros lares, onde, ao abrirem a porta, sejam recebidos pela alegria do encontro, seja consigo mesmo ou com sua família!
Letícia de Mello
Tags: casa x lar