Dicas para a bagagem de mão e a mala básica do viajante-executivo

Postado por Revista Ópera Design em terça, julho 9, 2013

Depois das dicas sobre a organização prévia da sua estadia e da agenda de trabalho, vamos ver dicas para a bagagem de mão e a mala básica do viajante-executivo.

 

O que levar na bagagem de mão

·         Pasta organizada com: passaporte (e/ou RG), bilhete de ida e volta, voucher do(s) hotel(is) – com endereço e telefone,  seguro-viagem, cópia da ultima fatura do Cartão de Crédito demonstrando seu limite internacional (comprovante de meios financeiros para manter-se no país durante sua visita) e cartão fidelidade da companhia aérea.

·         A planilha com a agenda e dados das pessoas de contato;

·         Carteira com cartões de crédito e dinheiro;

·         Caneta;

·         Cartões de visita;

·         Escova de dentes, creme dental, lixa de unha, hidratantes para o rosto, mãos e lábios (aqueles mini frascos de amostras, que não causam problema no raio X);

·         Farmácia: comprimidos para dor de cabeça, enjoo e antialérgico são sempre bem vindos, alem dos seus medicamentos de uso pessoal. Neste caso é necessário portar a receita médica, caso exista qualquer questionamento por parte das autoridades;

·         Casaco tipo cardigã e meias macias fazem diferença a bordo. A temperatura das aeronaves em geral é baixa e, principalmente à noite, pode bater um friozinho desconfortável.

Fique atento aos limites de dimensões e peso da bagagem de mão, pois as companhias aéreas têm sido rigorosas no seu controle.

No site do Aeroporto de Guarulhos, constam todos os esclarecimentos sobre bagagem de mão. Transcrevemos o básico abaixo:

A bagagem de mão ou de cabine é considerada como bagagem não registrada, sob a inteira responsabilidade do passageiro que a transporta, sendo que, a soma das dimensões (altura, largura e comprimento) não pode ultrapassar 115 cm, incluindo rodas, alças, bolsos externos, etc. As medidas máximas para cada dimensão são de 23 x 40 x 55 cm. Seu peso não deve exceder 5 kg. (Portaria 676/GC-5/ 13/11/2000), (IATA PassengerServices – Recomendação 1749).

 

Exceto crianças até dois anos pagando 10% da tarifa, qualquer passageiro pode levar como bagagem de mão:

- Uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser colocado embaixo do assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave.

- Um sobretudo, manta ou cobertor.

- Um guarda-chuva ou bengala.

- Uma máquina fotográfica pequena, um laptop e/ou um binóculo.

- Material de leitura para viagem em quantidade razoável.

Informações detalhadas: http://www.aeroportoguarulhos.net/bagagem

 

 

O que levar na mala:  pra evitar correrias na chegada

Tenha em conta que muitas vezes não vai dar para chegar no destino e sair correndo pra comprar uma meia ou desodorante que você esqueceu de incluir na mala. O ideal é ter uma lista fixa com o básico essencial e, na hora de fazer a mala, completar com itens específicos, conforme a estação do ano ou a agenda de compromissos. Lembre de controlar o peso e volume conforme sua franquia de bagagem (variam conforme a categoria do seu cartão fidelidade e região em que viaja).

 

Para cada dia de estadia:

·         1 conjunto de peças íntimas;

·         1 par de meia social ou meia-calça de nylon;

·         1 camisa ou blusa;

·         1 lenço ou acessório.

 

Para 1 semana:

·         3 calças ou saias;

·         2 casacos ;

·         2 pares de sapatos;

·         2 roupas casuais para possíveis compromissos pós-trabalho;

·         1 casaco casual;

·         2 pijamas;

·         1 roupa de ginástica/corrida e 1 par de tênis (pode ser lavada diariamente na pia mesmo).

 

Viajando no verão acrescente:

·         2 camisas ou blusas extra, pois com o calor as roupas podem sujar mais.

Viajando no inverno acrescente:

·         1 cachecol de lã;

·         1 par de luvas

·         1 protetor de orelhas;

·         1 polaina;

·         1 sobretudo;

Obs.: Se não quiser levar na bagagem de mão, coloque estes itens bem em cima na mala, pois assim quando chegar ao destino poderá facilmente abri-la antes de sair do aeroporto, retirar os itens e abrigar-se.

·         Camisetas de algodão ou 2ª pele – 1 para cada dia;

·         2 cardigãs ou malhas de frio;

·         2 echarpes/cachecóis de lã;

·         Meias de lã e meia-calça fio 80 em substituição a meia social e meia-calça de nylon;

 

Importante: se permanecer mais de uma semana, não duplique as peças a serem levadas, leve 1 conjunto a mais para cada semana. As pecas devem combinar entre si, resultando em vários trajes. Lembre-se que sempre se encontra algo para comprar em uma viagem, o que aumenta o volume da mala de volta.

 

Outras dicas:

·         Leve seu secador de cabelo portátil. Muitos hotéis ainda não tem disponível em todos os quartos e a procura é maior do que a oferta;

·         Tenha um despertador, caso tenha o habito de desligar o celular durante a noite;

·         Tenha uma niqueleira. A exemplo do Brasil, em muitos países sua circulação é representativa e, pelo seu valor de face, não dá pra desprezá-las.

·         Tenha um adaptador universal de tomada. Alguns hotéis não têm exemplares suficientes para emprestar a todos os hóspedes que requisitam, além disto, será essencial caso necessite se conectar em aeroportos ou outros locais.

·         Tenha uma copia autenticada de seu documento de identidade e/ou passaporte para circular no destino, guardando seus documentos originais no cofre do hotel.

·         Utilize roupas e calçados confortáveis para viajar. Evite acessórios com metal, inclusive sapatos que possuam “alma”, que, em geral, é de metal. Prefira tênis ou similar. Isto vai agilizar e facilitar sua passagem pelos detectores de metal.


Tags: dicas para a bagagem de mão e a mala básica do viajante-executivo 

Viagens de Negócios

Revista Ópera Design
Revista Ópera Design

Categorias

Arquivo do blog