Arquitetura Serrana - Cidades da serra gaúcha
setembro 23, 2025Muito honrada pelo convite, para este desafio, de assinar uma coluna sobre arquitetura serrana, na ELLO Digital Brasil. Minha ideia é compartilhar o meu olhar de arquiteta, que retorna as suas origens, após algumas décadas, depois de ter vivido intensamente arquitetura dentro e fora do Brasil.
Falar de arquitetura serrana gaúcha, é amplo o suficiente para passar uma vida falando e não concluir. Minha ideia é selecionar duas cidades inicialmente: Gramado e Canela. Pela expressão que elas passaram a ter, nas últimas décadas, ao tornarem-se o segundo destino turístico do Brasil.
Em Canela e Gramado podemos encontrar arquitetura, urbanismo, paisagismo e design de qualidade em todos os segmentos: varejo, food service, hotelaria, residencial, corporativa, urbanística, temática, de museus, efêmera e industrial.
A evolução urbana e arquitetônica, destas duas cidades, fez parte da minha infância e juventude. Vivenciei suas casas de madeira com chaminés de fogão à lenha, fruto de seu passado madeireiro, vivenciei a introdução da arquitetura bávara/suíça, questionável ou não, momento que elas tornaram-se o cenário ideal para o turismo.
Agora volto para ver que estão a passar pela arquitetura de raízes, ainda de forma cênica, mas é visível o caminho a uma arquitetura com identidade própria.
Vou discorrer sobre um pouco do passado, mas muito mais sobre o seu presente. Suas formas, cores, luzes e materiais, sob os aspectos de percepção ambiental e sob o conceito de LUGAR.
Desejo que ao escrever, possa dividir o que a vida e o que a minha profissão me ensinou. Conto com todas as pessoas que gostam de ler, aprender e passar o conhecimento adiante.
Conto nesta trajetória, principalmente, com as avaliações para ir corrigindo rumos e as sugestões de pautas dentro do nosso foco.
Até breve!
Postado por Arquitetura - Arquiteta Zaira Tirelli.